
POESIA REVISITADA | POETRY REVISITED
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Issue: 59 Linguagem: Espanhol
10.9771/ell.v0i59.28926
ISSN2176-4794
Autores Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoResumo: Este texto efetua uma leitura de Poemas (7Letras, 2017), a mais recente publicacao de Myriam Fraga, objetivando verificar em que medida estes textos revisitam a obra da escritora anteriormente publicada. Temas recorrentes em Poesia Reunida (2008) – composto por Marinhas , Pescadores de Mar Grande , A ilha , Sesmaria , O livro dos Adynata , O risco da pele , As purificacoes ou o sinal de Taliao , A lenda do passaro que roubou o fogo , Os deuses lares , Femina , Ineditos e esparsos – retornam em Poemas: a memoria, a viagem, a navegacao, o tecer, a reflexao sobre o fazer poetico, as interlocucoes com pintores e escritores brasileiros e de outras nacionalidades. Todavia, estes temas sao emoldurados pela percepcao do fim de uma viagem que se anuncia e se aproxima do sujeito poetico. O texto que serve de epigrafe ao livro de 2017 contorna esta moldura e insemina outros poemas, nos quais o eu lirico nao hesita em encarar “a morte colada nos espelhos”. Trata-se de uma leitura que privilegia a propria diccao lirica de Myriam Fraga, mobilizando-a comparativamente em seus diversos momentos e espacos de realizacao poetica, para flagrar a permanencia e a rasura de determinadas imagens, temas e personagens. Abstract: This text focuses on Poemas (7Letras, 2017), Myriam Fraga’s most recent publication. Its purpose is to verify to what extent the texts of Poemas revisit her previous work. Recurring themes of Poesia Reunida (2008) – compounded of Marinhas, Pescadores de Mar Grande, A ilha, Sesmaria, O livro dos Adynata, O risco da pele, As purificacoes ou o sinal de Taliao, A lenda do passaro que roubou o fogo, Os deuses lares, Femina, Ineditos e esparsos – return in Poemas , themes such as “memory”, “travelling”, “navigation”, “weave”, “reflections on poetry writing” and “interlocutions with painters and writers”. However, these themes are brought into view by the perception of an end that approaches the poet’s own navigation. The epigraph of Poemas captures it and inseminates the other poems, in which the poet’s voice does not hesitate to face “death stuck to the mirrors”. In order to bring forth Myriam Fraga’s lyrical diction, I read its diverse moments of configuration, aiming at grasping the permanence and the erasure of certain images, themes and characters. Keywords: Poems; Myriam Fraga; Brazilian literature .
Referência(s)