
TRADUÇÃO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UMA ABORDAGEM ‘PARA QUÊ’
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5380/rvx.v14i2.65977
ISSN1980-0614
AutoresPaolo Balboni, Paula Garcia de Freitas,
Tópico(s)Linguistic Studies and Language Acquisition
ResumoA literatura sobre tradução e ensino e aprendizagem de línguas mostra a prevalência da abordagem ‘pró e contra’, ao passo que uma abordagem ‘para quê’ seria mais proveitosa. A fim de evitar que este segundo tipo de abordagem se transforme numa lista aleatória dos potenciais benefícios do uso da tradução no ensino de línguas, o presente artigo sugere o uso de um modelo formal de competência comunicativa, para verificar quais dos seus componentes podem tirar proveito das atividades ligadas à tradução. O resultado é um mapa dos efeitos da tradução na ampla gama de competências e habilidades que constituem a aprendizagem de uma língua.
Referência(s)