
RISCOS E RISCOS LITERÁRIOS
2019; SciELO; Volume: 21; Issue: 36 Linguagem: Português
ISSN
2596-304X
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA partir do estudo do romance Mongolia (2003), de Bernardo Carvalho, e de algumas das suas declaracoes, este texto aborda aspectos do seu trabalho literario. A palavra risco e apreendida de diversas maneiras: a escrita no papel, as marcas deixadas pelos veiculos no deserto mongol e os perigos. Tais sentidos se intersecionam para a tessitura de uma escrita labirintica. O labirinto e o risco apontam para a necessidade de busca de salvacao. O romance e constituido por tres planos narrativos e facilmente se confundem. Dois desses planos sao diarios de diferentes personagens que, em momento anterior, foram escritos pelo proprio autor durante sua viagem a Mongolia, marcando uma linha tenue entre o real e o ficcional. Para refletir sobre os conceitos de labirinto e o de diario, foram utilizados Peyronie e Lejeune, respectivamente. De um modo geral, no confronto entre o romance e as declaracoes do autor, percebe-se uma forte conexao entre suas concepcoes literarias, a realizacao de seu romance e a ideia de salvacao.
Referência(s)