
Uma investigação com professores em formação inicial sobre: sequência de Lucas e os números de k-Lucas
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v8i7.1136
ISSN2525-3409
AutoresAna Maria Silva Guedes, Francisco Régis Vieira Alves,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho consiste em expor resultados sobre a sequência de Lucas e os números de k-Lucas como também as contribuições do matemático francês Édouard Anatole Lucas a partir de um estudo realizado com alunos da disciplina de história da matemática do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará –IFCE. Com o intuito de identificarmos e exploramos algumas propriedades especificamente dos k-número de Lucas, a metodologia de ensino utilizada nos encontros foi a teoria das situações didáticas(TSD) e como metodologia de pesquisa as fases da engenharia didática(ED). Os dados coletados apresentam algumas propriedades, como também definições matemática desenvolvidas pelos professores em formação inicial participantes do estudo, o que acrescentou em suas práticas profissionais um conhecimento histórico.
Referência(s)