
MULTIMODALIDADE E EFEITOS DE SENTIDO NO GÊNERO MEME
2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.12957/periferia.2019.36955
ISSN1984-9540
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoConsiderando a importância de compreender a natureza constitutiva dos gêneros influenciada pelos recursos tecnológicos digitais, este trabalho tem como objetivo discutir a multimodalidade presente no gênero meme. A partir de uma análise multimodal à luz dos pressupostos teóricos abordados por Jewitt e Hiippala, apresentam-se alguns memes coletados no Facebook, estabelecendo uma taxonomia desses autores para a análise da multimodalidade relacionada aos principais usos desse gênero como dinâmica social. Utiliza-se uma abordagem qualitativa, abrangendo aspectos da linguagem visual e verbal, bem como elementos interativos de comunicação social. A análise permitiu concluir que as representações semióticas desses textos, facilmente replicáveis, seja por meio de crítica, humor ou carga emocional, promovem impactos nas práticas sociais.
Referência(s)