Artigo Revisado por pares

BOLERO, SAMBA-CANÇÃO E SAMBOLERO: matrizes, nomadismo e hibridismo de gêneros musicais latinoamericanos no Brasil, anos 1940 e 1950/ BOLERO, SAMBA-CANÇÃO AND SAMBOLERO: matrices, nomadism and hybridism of Latin American musical genres in Brazil, 1940s and 1950s

2018; Volume: 19; Issue: 36 Linguagem: Espanhol

ISSN

1984-6169

Autores

Raphael Fernandes Lopes Farias,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este texto se propoe a analisar o encontro do genero musical caribenho do bolero com o sambacancao no Brasil, ocorrido a partir dos anos 1940 e com forte presenca nas midias sonoras ate a decada seguinte. Para tanto, levou-se em conta o caminho percorrido pelo bolero e suas afinidades com o samba-cancao e com o cenario brasileiro de quando ocorreram seus marcos de entrada no pais. A abordagem aqui faz uso da musicologia, da Historia, da linguistica e dos estudos culturais. Os decorrentes hibridismos, esteticas e suas reacoes foram contemplados, chegando-se a ideia de que tanto o samba-cancao quanto a Bossa Nova, encontraram no bolero protagonismos, antagonismos e praticas musicais que compoe a identidade da musica brasileira. Palavras-chave: Musica. Cancao das midias. Radio. Disco. Sambolero. Bolero. Sambacancao Resumen Este texto se propone analizar el encuentro del bolero, genero musical caribeno con la sambacancion en Brasil, ocurrido a partir de los anos 1940 y con fuerte presencia en los medios de sonido hasta la decada siguiente. Para ello, se tuvo en cuenta el camino recorrido por el bolero y sus afinidades con la samba-cancion y con el escenario brasileno de cuando ocurrieron sus hitos de entrada en el pais. El enfoque aqui hace uso de la musicologia, la historia, la linguistica y los estudios culturales. Los derivados hibridismos, esteticas y sus reacciones fueron contemplados, llegando a la idea de que tanto la samba-cancion como la Bossa Nova, encontraron en el bolero protagonismos, antagonismos y practicas musicales que componen la identidad de la musica brasilena. Palabras-clave: Musica. Cancion de los medios. Radio. Disco. Sambolero. Bolero. Sambacancao Abstract This text proposes to analyze the encounter of the Caribbean musical genre of bolero with samba-cancao in Brazil, which took place since the 1940s and with a strong presence in the sound media until the following decade. In order to do so, it was taken into account the path traveled by bolero and its affinities with the samba-cancao and with the Brazilian scenario of when its landmarks of entrance in the country occurred. The approach here uses the musicology, history, linguistics, and cultural studies. The resulting hybridities, aesthetics and their reactions were contemplated, arriving at the idea that both the samba-cancao and the Bossa Nova found in the bolero the protagonisms, antagonisms, and musical practices that compose the identity of Brazilian music. Keywords: Music. Media song. Radio. Disco. Sambolero. Bolero. Samba-cancao

Referência(s)