A importância do estágio supervisionado na formação dos acadêmicos do curso de licenciatura em química do ifma campus zé doca / The importance of the supervised internship in the training of undergraduate students in chemistry at the ifma campus zé doca
2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 5 Linguagem: Português
10.34117/bjdv5n5-1573
ISSN2525-8761
AutoresLueny Amorim de Oliveira, Antonia Gomes do Nascimento,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO estagio supervisionado e o momento essencial para os estudantes durante os cursos de licenciatura, uma vez que este oferece o primeiro contato do futuro professor com seu campo de atuacao, oportunizando ao academico relacionar-se com a docencia, enfrentar as dificuldades da sala de aula e conhecer a pratica do ensino. Assim o estagio supervisionado apresenta-se como processo que possibilita ao futuro docente desenvolver uma visao critica a partir da observacoes e atuacao em sala de aula, e fornece uma avaliacao propria de sua atuacao didatica. Diante do vasto campo de pesquisa que e a formacao de professores, buscou-se compreender melhor a dinâmica do estagio supervisionado e sua importância na formacao docente dos academicos do curso licenciatura em quimica do IFMA Campus Ze Doca. Adotou-se para tal a pesquisa do tipo exploratoria, de abordagem quantitativa. Aplicou-se questionarios contendo 6 perguntas objetivas para 50 discentes do 7° e 8o periodo do curso de Licenciatura em Quimica do Instituto Federal do maranhao IFMA Campus Ze Doca. Os questionados, em maioria concordam com a literatura existente, considerando o estagio um importante componente da formacao academica como docente, consideram tambem como maior dificuldade a estrutura oferecida pela escola que os receberam. Ao final da pesquisa constatou-se que os graduandos do curso de licenciatura em quimica do IFMA - Campus Ze Doca consideram o estagio um dos processos mais relevantes da formacao academica, e durante a pratica do estagio aplicam e aperfeicoam as e metodologias aprendidas ao longo do curso.
Referência(s)