Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Escola Única do Trabalho Pós-Revolução Russa de 1917 e o Trabalho como Princípio Educativo

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.9771/gmed.v10i3.29014

ISSN

2175-5604

Autores

Valter de Jesus Leite, Liliam Farias Porto Borges,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

<p>Nos marcos dos cem anos da revolução Russa de 1917, objetivamos, neste artigo, indicar elementos que integraram a experiência da Escola Única do Trabalho pós-revolução Russa (1917-1931). Para tal, recorremos a um estudo bibliográfico, que tem por base, essencialmente os escritos de Pistrak, Lunatcharski, Krupskaia, Shulgin, Lenin, Freitas, Saviani e os Programas Oficiais da Educação na República dos Soviets. Destacamos, a partir desses estudos, que construir os embriões da sociedade socialista é educar e agir nas contradições das condições e das determinações da sociedade capitalista na atualidade com vistas à transformação social.<strong> </strong></p>

Referência(s)