Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Possibilidades e limites do ensino médio politécnico no Estado no RS (2011-2014)

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 19; Linguagem: Português

10.20396/rho.v19i0.8653355

ISSN

1676-2584

Autores

Rafael de Brito Vianna, Moacir Fernando Viegas,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Buscando compreender as concepções que nortearam a formulação e implementação do Ensino Médio Politécnico no estado do Rio Grande do Sul, o artigo pretende discutir as possibilidades e limites dessa política pública educacional, empreendida pelo governo Tarso Genro no período 2011-2014. Para isso, analisamos os documentos oficiais e fizemos entrevistas com professores e gestores, além da realização de grupos focais. Nosso apoio teórico principal foram os estudos do campo trabalho e educação. Buscamos também cotejar nossos resultados com os de pesquisas desenvolvidas sobre o mesmo tema no período de implementação da reforma e anos seguintes, tendo como base os resumos das mesmas. Na análise das entrevistas, privilegiamos a abordagem de duas categorias: organização curricular por áreas do conhecimento e Seminário Integrado. O estudo se justifica pelo amplo alcance e repercussão da reforma do Ensino Médio no RS, atestado pelo grande número de dissertações e teses produzidas no contexto de um ambiente político institucional que gerou expectativas de superação da histórica dualidade desse nível de ensino.

Referência(s)