
Resolução de Problemas como metodologia de aprendizagem por meio de jogo de trilha da Geometria Espacial, fundamentada na teoria de Galperin
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v8i7.1095
ISSN2525-3409
AutoresLuciene Nunes da Silva, Oscar Tintorer Delgado, Francisma de Oliveira Diniz, Héctor José García Mendoza,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO processo de ensino-aprendizagem deve estar fundamentado nas bases científicas da psicologia cognitiva, dotado de metodologias motivadoras que ative funções mentais no estudante e proporcione ao professor conduzir o processo docente de maneira problematizadora. Nessa perspectiva o presente artigo propõe analisar o processo de aprendizagem da Atividade de Situações Problema em Geometria Espacial realizado através de um jogo de trilha, fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin e ensino problematizador de Majmutov, com os estudantes da segunda série do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária, da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima. A pesquisa utilizou dados qualitativos e quantitativos, tendo o enfoque principal no qualitativo a partir dos dados coletados pelos instrumentos de provas de lápis e papel e de interação com o jogo. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram divididos em quatro momentos: i) diagnóstico, ii) planejamento, iii) execução e iv) retroalimentação e correção. Diante das análises dos resultados qualitativo e quantitativo da avaliação diagnóstica, formativas e final, concluiu-se que as atividades e didáticas realizadas nos quatro momentos da pesquisa contribuíram para aprendizagem e compreensão na execução de cada ação realizada pelos estudantes, considerando que o rendimento da maioria dos estudantes foi bastante satisfatório e progressivo em relação ao conteúdo matemático de Geometria Plana e Espacial.
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