Formaã‡Ãƒo Continua Dos Professores, Interaã‡Ãƒo E Reflexãƒo Na Escola No 1014, €Œ17 De Setembro†, Em Luanda
2016; Servicios Academicos Intercontinentales; Issue: 78 Linguagem: Português
ISSN
1989-4155
AutoresMaria LuÃsa Morais Sebastião, Isabel Cristina Pérez Cruz,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoAˆ reduzida a presenA§a da investigaA§A£o educacional na formaA§A£o inicial e contAnua dos professores. Promover essa ligaA§A£o entre a formaA§A£o inicial e contAnua A© a Aonica forma do discurso e da prAitica formativa assumirem toda a sua coerAancia. A‰ um passo necessAirio, nA£o sA³ para favorecer o desenvolvimento profissional dos professores, mas para promover o desenvolvimento das prA³prias CiAancias de EducaA§A£o em Angola. Fizemos esta pesquisa sobre a FormaA§A£o continua dos professores, interaA§A£o e reflexA£o na escola No 1014, “17 de Setembro†, em Luanda . Para a implementaA§A£o do projecto realizamos um diagnA³stico feito a partir da aplicaA§A£o de uma Entrevista individual semi-estruturada e um QuestionAirio. TambA©m desenvolveu-se um AnAilise de conteAodo Ai Reforma Educativa em Angola de Dezembro de 2001. A‰ objectivo principal do projecto Propor uma forma de superaA§A£o contAnua dos professores na escola No 1014,“17 de Setembro†que integre os conteAodos das diferentes disciplinas e uso correto da LAngua Portuguesa para comunicar-se de forma adequada e melhorar a qualidade do processo de ensino. As dificuldades estA£o nos seguintes aspectos: pouco domAnio de algumas disciplinas; dificuldades com a LAngua Portuguesa; falta de meios de ensino e a nA£o instruA§A£o e motivaA§A£o dos alunos. A formaA§A£o em serviA§o A© a criaA§A£o de situaA§Aµes de aperfeiA§oamento ou reciclagem de aspectos profissionais, indicam que os professores devem ser protagonistas activos na concepA§A£o da formaA§A£o continua; parceria colaborativa de interaA§A£o e reflexA£o, realizaA§A£o e avaliaA§A£o. O processo de elaboraA§A£o e implementaA§A£o do projecto visa a importA¢ncia da formaA§A£o contAnua dos professores, com significado de criar uma nova cultura na formaA§A£o de professores no contexto angolano.
Referência(s)