
Tempo de Resistência: o discurso de protesto na poesia de Chico Buarque
2021; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.52641/cadcaj.v4i1.271
ISSN2448-0916
AutoresLuiz Benigno dos Santos Filho, Vanessa Raquel Soares Borges,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoRESUMO: A Música Popular Brasileira (MPB) teve papel significativo no envio demensagens subliminares contra a Ditadura Militar, que vigorou no Brasil entre 1964a 1985. Nesse sentido, o discurso musicado do compositor/cantor Chico Buarquecirculariza mensagens em forma de protesto contra a ditadura, menos explícita porcausa da censura, e, ao mesmo tempo, mais combativa. Deste modo, o presenteartigo pretende examinar o tipo de mensagem contida nas “canções de protesto”, deChico Buarque no período do regime militar. Do arquivo coletado, selecionamosapenas três das principais músicas desse período: “Apesar de você” (1970), “Cálice”(1973) e “Acorda amor” (1974), cuja análise se pautou não só na sua estrutura, masno seu acontecimento, enquanto discurso de protesto, ou seja, na importância desua produção e circulação na sociedade. Dessa forma, esta pesquisa estásubsidiada em autores, como: Napolitano (2002), Tatit (2004), Caldas (1985), Silva(2008), Mota (2001), Bosi (2008), Foucault (1996), Menezes (2002), entre outroscaros à discussão.Palavras-chave: Chico Buarque. Ditadura Militar. Discurso de protesto. Resistência.ABSTRACT: Brazilian Popular Music (MPB) played a significant role in sendingsubliminal messages against the Military Dictatorship that was in force in Brazilbetween 1964 and 1985. In this sense, the music discourse of the composer / singerChico Buarque circulated messages in the form of protest against the dictatorship,less explicit by cause of censorship, and at the same time more combative. In thisway, the present article intends to examine the type of message contained in the“songs of protest”, of Chico Buarque in the period of the military regime. From thecollected archive, we selected only three of the main songs of that period: “Despiteyou” (1970), “Chalice” (1973) and “Acorda amor” (1974), whose analysis was basednot only on its structure, but on its event as a protest discourse, that is, in theimportance of its production and circulation in society. This research is supported byauthors such as: Napolitano (2002), Tatit (2004), Caldas (1985), Silva (2008), Mota(2001), Bosi (2008), Foucault (1996) Menezes (2002), among others expensive tothe discussion.Keywords: Chico Buarque. Military dictatorship. Protest speech. Resistance.
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