Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Imagens Digitais Interativas

2018; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29147/dat.v3i2.86

ISSN

2526-1789

Autores

Leonardo Lima, Gilbertto Prado,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Aesthetics

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa teórica e poética acerca das imagens digitais interativas, um grupo amplo de objetos visuais que se caracterizam primordialmente por sua capacidade de reposta ao espectador que com ela se relaciona. Considerando o contexto dos processos de digitalização que permeiam a sociedade contemporânea, tomamos as imagens interativas sob o olhar do conceito de simulacro, uma imagem sem modelo original e o processo da produção de simulacros chamamos simulação. A esse processo se associa uma proposta perceptiva que se direciona a encontrar os objetos de modo intuitivo. Essa ligação intensa nos orienta a uma nova abordagem do conceito de imersão, o qual passamos a compreender como uma relação imediata entre sujeito e imagem digital interativa. Estas problematizações se desdobraram num esforço poético, o jogo REM, cujo desenvolvimento foi norteado por métodos de design que se destinam pensar e conceber objetos virtuais.

Referência(s)