Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ideologia, sofisticação política e voto no Brasil

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1807-0191201925129

ISSN

1807-0191

Autores

Maurício Izumi,

Tópico(s)

Social Media and Politics

Resumo

A teoria espacial do voto parte do pressuposto de que eleitores diante de dois ou mais candidatos escolherão aquele que estiver mais próximo de suas preferências. O primeiro objetivo deste artigo é testar esse pressuposto para as eleições presidenciais no Brasil entre 2002 e 2014. Para isso utilizamos os dados do Estudo Eleitoral Brasileiro e as técnicas de escalonamento. Os resultados apontam que a probabilidade de um eleitor votar no candidato que está mais próximo dele do ponto de vista ideológico é extremamente alta. O segundo objetivo do artigo é verificar se esse resultado se sustenta a despeito do nível de sofisticação política do eleitor. Isto é, testamos a hipótese de que eleitores pouco informados tomariam as suas decisões a partir de elementos não espaciais (não ideológicos). Os resultados contrariam essa ideia. Eleitores pouco sofisticados do ponto de vista político também escolhem os candidatos que estão mais próximos deles.

Referência(s)