
AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: ANÁLISE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
2019; Fundação Carlos Chagas; Volume: 49; Issue: 171 Linguagem: Português
10.1590/198053145911
ISSN1980-5314
AutoresAna Crhistina Vanali, Paulo Vinícius Baptista da Silva,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoResumo O artigo discute a distribuição por cor/raça de docentes e discentes nos programas de pós- -graduação stricto sensu da Universidade Federal do Paraná (UFPR), analisando a extensão da hegemonia branca e em que medida a população negra conseguiu ascender ao espaço da pós-graduação. Nos três níveis acadêmicos (doutorado, mestrado acadêmico e mestrado profissional), há sub-representação da população negra nos corpos discente e docente. No corpo docente, espaço de poder acadêmico, a sub-representação de negros é maior e sua presença é residual ou praticamente inexistente em alguns programas. Os dados demonstram a alta desigualdade racial nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPR, o que justifica a criação de políticas de ações afirmativas em seus outros níveis acadêmicos além da graduação.
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