Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: ANÁLISE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

2019; Fundação Carlos Chagas; Volume: 49; Issue: 171 Linguagem: Português

10.1590/198053145911

ISSN

1980-5314

Autores

Ana Crhistina Vanali, Paulo Vinícius Baptista da Silva,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Resumo O artigo discute a distribuição por cor/raça de docentes e discentes nos programas de pós- -graduação stricto sensu da Universidade Federal do Paraná (UFPR), analisando a extensão da hegemonia branca e em que medida a população negra conseguiu ascender ao espaço da pós-graduação. Nos três níveis acadêmicos (doutorado, mestrado acadêmico e mestrado profissional), há sub-representação da população negra nos corpos discente e docente. No corpo docente, espaço de poder acadêmico, a sub-representação de negros é maior e sua presença é residual ou praticamente inexistente em alguns programas. Os dados demonstram a alta desigualdade racial nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPR, o que justifica a criação de políticas de ações afirmativas em seus outros níveis acadêmicos além da graduação.

Referência(s)