Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34019/2237-9444.2019.v9.31129

ISSN

2237-9444

Autores

Lara Martins Barbosa, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

As ideias apresentadas neste texto têm como cenário uma pesquisa em Educação Matemática cujo objetivo é investigar como estudantes de graduação em matemática exploram Geometria Fractal utilizando o software GeoGebra. Especificamente, são explorados aspectos concernentes ao Pensamento Computacional, os quais foram qualitativamente analisados em termos habilidades a partir da realização de sessões de experimento de ensino com uma dupla de estudantes. No presente caso, a construção dinâmica do Triângulo de Sierpinski e de um GIF que apresenta três iterações do fractal, a partir de uma atividade proposta, revelou as seguintes habilidades no processo de exploração dos estudantes: coleta, análise e representação de dados, abstração, criação de algoritmo e automatização, decomposição do problema, simulação e paralelização. Tais habilidades foram significativas para que estudantes compreendessem um algoritmo criado referente à construção que haviam realizado.

Referência(s)