Artigo Produção Nacional Revisado por pares

LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION

2018; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 8; Issue: 16 Linguagem: Português

ISSN

2236-7403

Autores

Aline Wieczikovski Rocha, Catiúcia Carniel Gomes,

Tópico(s)

Literacy, Media, and Education

Resumo

RESUMO: Este trabalho dedica-se aos processos de leitura mobilizados pelos generos multimodais, a fim de compreender essa nova pratica de letramento, suas modificacoes e exigencias de novos comportamentos dos leitores na construcao da significacao de um texto. Para esse fim, foi estabelecido um percurso teorico baseado na premissa de que todo genero se realiza em textos, com fluidez e plasticidade. Por conseguinte, trabalhamos com os conceitos de genero, letramento, multimodalidade e multimidia, para, enfim, construir nossa perspectiva metodologica de analise do Museu Virtual Frida Kahlo. O estudo permite considerar que no processo de construcao do sentido textual todo um repertorio de conhecimentos sobre os recursos semioticos e evocado a interagir na pratica comunicativa, permitindo ao leitor percorrer as distintas praticas sociais que a leitura propicia. Desse modo, a escola deve proporcionar diferentes experiencias de uso da lingua inscritas em diferentes campos de atuacao do sujeito letrado. PALAVRAS-CHAVE: Letramento multimodal. Leitura. Museu Virtual Frida Kahlo. ABSTRACT: This paper is dedicated to the reading processes mobilized by multimodal genres, in order to understand this new literacy practice, its changes and requirements of readers’ new behaviors to construct meanings in a text. For such purpose, a theoretical route was established, based on the premise that every genre happens in texts, with fluidity and plasticity. Therefore, we work with the concepts of literacy, multimodality and multimedia to build our methodological perspective of the analysis of Frida Kahlo Virtual Museum. The study suggests that in the construction process of textual meaning an entire repertoire of knowledge about the semiotic resources is evoked to interact at the communicative practice, allowing the reader to go through the different social practices the reading provides. Thus, school must provide different experiences of language use inscribed in different fields of action of the literate subject. KEYWORDS : Multimodal literacy. Reading. Frida Kahlo Virtual Museum.

Referência(s)