
DIVULGAÇÃO DE ACIDENTES AMBIENTAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE NOTÍCIAS DE JORNAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO
2017; Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2446-9114
AutoresLuíza Borges, Janaína da Silva Ferreira, Suliani Rover,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA pesquisa teve por objetivo analisar como as empresas que causaram impactos ambientais noticiados em jornais de grande circulacao divulgam suas informacoes ambientais. Para isso, foram selecionadas empresas por meio de noticias relacionadas a esses acidentes publicadas nos jornais Folha de Sao Paulo e Valor Economico. Das 1.180 noticias verificadas entre os anos de 2000 a 2015, 1.027 compuseram a amostra final. A divulgacao das questoes ambientais pelas empresas foi apurada por meio das Demonstracoes Financeiras Padronizadas, Notas Explicativas, Relatorios de Sustentabilidade, Balanco Social, Formulario de Referencia, Relato Integrado e Relatorio da Administracao. O estudo classifica-se como descritivo e qualitativo. Inicialmente, a amostra compos-se de treze empresas, contudo, dadas as limitacoes de acesso aos relatorios, a amostra final resultou em seis empresas, sendo elas: Cemig, Chevron Corporation, Petrobras Transpetro, Petroleo Brasileiro, Samarco Mineracao e Ultracargo (Grupo Ultra). Dos resultados, percebeu-se que a maioria das empresas nao divulga de forma clara e completa suas informacoes relacionadas aos acidentes ambientais. As informacoes contidas nas noticias dos jornais nao apresentaram contrapartida nos relatorios, por exemplo, os valores dos acidentes ambientais mencionados nas noticias. Observou-se que, exceto pela empresa Samarco, as demais companhias nao apresentaram informacoes contundentes dos danos ambientais, limitando-se a cita-los ou divulgando informacoes positivas sobre a empresa, apesar de naquele ano ter ocorrido o acidente. O artigo contribui ao verificar o posicionamento das empresas em relacao a opiniao dos stakeholders .
Referência(s)