Sustentabilidade comunicacional: a realidade pós-editada
2019; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1983-196X
AutoresNilton Gonçalves Gamba, Pedro Sarmento,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoO artigo contextualiza um experimento de pos-edicao para pesquisa de campo que tem, como tema, a pouca visibilidade de certos aspectos da desigualdade racial no Brasil e que, alem disso, parte da conceituacao de “sustentabilidade comunicacional”. Os termos “sustentabilidade” e “comunicacional” compoem uma analogia que se origina na relevância que a area do Design tem assumido nos esforcos contemporâneos de uma logica coletiva e sustentavel. Esta designacao indica que, assim como estabelecemos parâmetros para as acoes fisicas, biologicas, economicas e sociais, tambem seria possivel discutir, sob um paradigma similar, criterios para se pensar o contexto atual da comunicacao visual. A comunicacao poderia poluir, intoxicar, falir e prejudicar processos ou sociedades? Para inter-relacionar sustentabilidade e comunicacao, usamos como referencia a obra do semiologo e cineasta Pier Paolo Pasolini.
Referência(s)