Artigo Produção Nacional

Farsa, carnavalização e cinismo no documentário brasileiro contemporâneo: o caso de Jesus no mundo maravilha

2019; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 25 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Henrique Alvarenga de Andrade,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Jesus no Mundo Maravilha e outras historias da policia brasileira aborda um tema serio, a violencia policial, atraves da farsa. Essa combinacao inusitada produziu diferentes analises por parte dos criticos, parte reconhecendo sua importância dentro do universo do documentario brasileiro e parte acusando o filme de defender cinicamente o que ele supostamente condena. A polemica discussao em torno do filme foi o ponto de partida dessa pesquisa. Nas criticas nota-se o uso recorrente da expressao “cinismo”, para se referir ao filme. Em algumas delas, a expressao foi usada em seu sentido moderno, ou seja, o de uma “falsa consciencia esclarecida”. A historia do cinismo na filosofia mostra que essa expressao tem recebido varios sentidos de acordo com a epoca em que e utilizada. Desse modo a pesquisa foi formulada em torno do cinismo no filme. O cinismo do filme seria reflexo de uma ma consciencia esclarecida, no sentido de que ele expoe os processos ideologicos, mas ainda assim os afirma, ou seria um herdeiro do cinismo que produziu a satira menipeia, a bufonaria medieval e a vanguarda artistica moderna e que nesse caso pretende confrontar o espectador com sua ideologia ao expor, sem tomar partido, os lados em conflito, colocando o espectador em uma situacao de desconforto, que e a hipotese defendida por este trabalho. Para analisar o filme, foi adotada uma perspectiva que se baseia nos conceitos de dialogismo e polifonia desenvolvidos por Bakhtin e de subjetiva indireta livre conforme formulada por Pasolini em seu cinema de poesia, mais tarde ampliado pelos estudos de Gilles Deleuze em torno das potencias do falso que mostra como o filme se estrutura em torno do dialogo entre posicoes antagonicas dos personagens.

Referência(s)