
CRIANÇAS CEGAS E SEUS ENCONTROS COM A CIDADE: PAISAGEM SONORA E EDUCAÇÃO MUSICAL EM FOCO
2019; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 39; Issue: 107 Linguagem: Português
10.1590/cc0101-32622019213253
ISSN1678-7110
AutoresAndréa Vieira Zanella, Laura Kemp de Mattos, Neiva de Assis,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoRESUMO: Este artigo problematiza a importância da paisagem sonora para a experiência estética e a educação musical de crianças. Destaca a cidade como produto e produtora de subjetividades, com inúmeras oportunidades educativas. As discussões decorrem da análise, fundamentada em Vygotsky e Bakhtin, de acontecimentos protagonizados por crianças cegas em seus encontros com a cidade. O estudo aponta como fundamentais as experiências sonoras das crianças para a construção dos conhecimentos sobre os lugares visitados, bem como possibilita compreender a potência da cidade para a educação musical.
Referência(s)