Artigo Revisado por pares

Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática

2008; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 11; Issue: 13 Linguagem: Português

ISSN

2526-9062

Autores

Sara Domenici,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Os alunos em sua maioria nao gostam de matematica e, como consequencia, os professores encontram grande dificuldade em cativa-los. O uso de jogos na metodologia de ensino auxilia o professor a complementar suas aulas, faz com que os alunos se interessem pelas mesmas, pois o jogo estimula o raciocinio, capacita o aluno na elaboracao de novas estrategias, ajuda no desenvolvimento da agilidade mental e proporciona um aprendizado matematico de forma divertida e prazerosa. O objetivo do trabalho e mostrar os resultados alcancados com a utilizacao de jogos no ensino da Matematica. Realizou-se um projeto onde o mesmo foi aplicado no projeto escola da familia. A partir da aplicacao dos jogos notou-se que os alunos passaram a desenvolver sua capacidade, nao so de resolver problemas, mas de encontrar varias maneiras de resolve-los. Concluindo que os jogos facilitam a aprendizagem, pois desenvolvem a capacidade de pensar, refletir e compreender conceitos matematicos com maior precisao.

Referência(s)