Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Conhecimentos declarados por treinadores de bocha paralímpica para a intervenção profissional

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 30; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/jphyseduc.v30i13042

ISSN

1983-3083

Autores

Daiane Cardos Da Silva, Vinícius Zeilmann Brasil, Juarez Vieira do Nascimento, Filipy Kuhn, Ana Flávia Backes, Valmor Ramos,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os conhecimentos de treinadores de Bocha Paralímpica de Santa Catarina para sua intervenção profissional. Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa, a partir de estudos de caso múltiplos, com quatro treinadores com reconhecida competência na formação de atletas de bocha. A coleta foi realizada através de entrevista semiestruturada, e a análise dos dados, por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os treinadores valorizaram um conjunto de conhecimentos para sua intervenção, destacando os conhecimentos profissionais sobre as características dos atletas, os medicamentos e a funcionalidade dos equipamentos. Além dos conhecimentos interpessoais para estabelecer relações com staffs, auxiliares, pais dos atletas e demais atores do contexto esportivo, os conhecimentos intrapessoais para assumir os papéis de amigo, psicólogo e familiar dos atletas, também foram indicados como conhecimentos importantes para a sua intervenção profissional. Conclui-se que a valorização deste conjunto de conhecimentos pelos treinadores de Bocha Paralímpica está evidentemente relacionada ao elevado grau de deficiência dos atletas.

Referência(s)