Artigo Produção Nacional

Mobile learning na educação contábil: uma análise do processo de adoção de tecnologia sob a percepção discente

2017; Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2446-9114

Autores

Daniel Ramos Nogueira, Eloisa Maistro Bornal, Eder Aparecido Barbante, Isabela Naozuka Matsuoka,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Atualmente, o uso da tecnologia no cotidiano tem se tornado constante. Seja para comunicacao, leitura, servicos bancarios ou qualquer outra atividade, cada dia mais o celular aparece como solucao para as demandas rotineiras. Contudo, seu uso no ambiente educacional ainda e restrito, deixando de contribuir de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem. Em complemento, nota-se que a geracao de estudantes e composta, em grande parte, por integrantes das chamadas Geracoes Z e Y, que tem ampla afinidade com a tecnologia. Considerando este contexto, a presente pesquisa buscou identificar quais fatores afetam a adocao do aplicativo Contabil Quiz pelos discentes do curso de Ciencias Contabeis. Foi realizada uma pesquisa de campo utilizando o questionario como instrumento de coleta de dados, por meio do qual se verificou quais os fatores, segundo o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), afetam a intencao de uso do aplicativo. Foram pesquisados 82 estudantes do primeiro ano do curso de Ciencias Contabeis de uma universidade paranaense. Apos a analise, utilizando a modelagem de equacoes estruturais, pode-se perceber que os fatores mais significativos foram Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforco e Influencia Social. Os resultados tem potencial para contribuir do ponto de vista pratico, sugerindo a adocao do recurso em mais universidades, uma vez que a pesquisa demonstrou que os estudantes tem interesse na sua adocao e percebem que ela pode trazer beneficios (Expectativa de Desempenho) e que o processo de adocao nao sera complexo (Expectativa de Esforco). Palavras-chave: Tecnologia. Ensino. Contabilidade. Celular. Aplicativo.

Referência(s)