
A evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio: um olhar profundo sobre dois grandes vilões – a ausência de informações e a falta de identidade do ensino técnico
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v8i7.1151
ISSN2525-3409
AutoresAlcemir Horácio Rosa, Francisco José Alves de Aquino,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA educação profissional técnica de nível médio tem vivenciado nos últimos anos ampla expansão na oferta de vagas; no entanto, esse processo vem sendo acompanhado também por um velho problema conhecido – o fenômeno da evasão escolar. Neste sentido, acredita-se que é preciso conhecer os elementos que contribuem para que tal problema se mantenha; pois, compreender a problemática é o melhor caminho para se pensar em estratégias para enfrentar a evasão. O objetivo pretendido pelo presente artigo é analisar as possíveis medidas a serem adotadas para minimizar o fenômeno da evasão na educação profissional técnica de nível médio. O artigo apresenta uma abordagem qualitativa sobre a situação da evasão escolar e foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica um diagnóstico simplificado sobre os relevantes aspectos que tem contribuído para que os estudantes de ensino técnico abandonem seus cursos, bem como, desenvolveu-se uma tentativa de compreender o que pode ser feito. Ao longo do trabalho, procurou-se interpretar a problemática através da bibliografia de autores importantes como, por exemplo, Rosemary Dore, que atualmente, no cenário educacional brasileiro, tem-se dedicado a compreender o fenômeno da evasão escolar nas especificidades do ensino profissional técnico de nível médio. Identificou-se neste trabalho que a ausência de informações tem dificultado o enfrentamento e a minimização dos efeitos do problema, e ainda, que a falta de identidade do ensino técnico tem contribuído para que os jovens desistam de seus cursos. Chega-se à conclusão de que é necessário o desenvolvimento de mais pesquisas sobre a evasão na área do ensino técnico, e principalmente, a necessidade de que a formação técnica tenha uma identidade própria e que uma das formas de construção desta identidade é um tipo de formação integral e humanizada, longe da ideia de formação meramente submissa ao mercado de trabalho.
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