
Da necessidade de intervenção estatal para combater o <em>astroturfing</em> nas relações cibernéticas de consumo
2019; Volume: 21; Issue: 123 Linguagem: Português
10.20499/2236-3645.rjp2019v21e123-1304
ISSN2675-4746
AutoresRegina Célia Martinez, Maurício Veloso Queiroz, Cristiane Maria Freitas de Mello,
Tópico(s)Digital Economy and Work Transformation
ResumoO presente trabalho trata da importância do desenvolvimento pelo Estado de políticas públicas para o combate as práticas abusivas nas relações cibernéticas de consumo, especificamente o astroturfing. A pesquisa parte da observação do surgimento da relação cibernética de consumo, bem como da interseção entre cibernética e astroturfing. Assim, além de constituir propaganda enganosa, percebe-se que esse ato não se coaduna com os princípios democráticos constitucionais para a formação da opinião do consumidor cidadão. Portanto, é imperativa a criação de novos mecanismos de defesa do consumidor, próprios para a relação cibernética de consumo, haja vista que a legislação atual não possui a capacidade plena de defesa da condição do consumidor na sociedade da informação. Propõe-se, ademais, que o Estado e as associações de defesa do consumidor devem promover efetivamente a educação dos consumidores com a finalidade de que sejam conscientizados a respeito da verdadeira dinâmica do consumo na internet.
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