Artigo Produção Nacional

Da necessidade de intervenção estatal para combater o <em>astroturfing</em> nas relações cibernéticas de consumo

2019; Volume: 21; Issue: 123 Linguagem: Português

10.20499/2236-3645.rjp2019v21e123-1304

ISSN

2675-4746

Autores

Regina Célia Martinez, Maurício Veloso Queiroz, Cristiane Maria Freitas de Mello,

Tópico(s)

Digital Economy and Work Transformation

Resumo

O presente trabalho trata da importância do desenvolvimento pelo Estado de políticas públicas para o combate as práticas abusivas nas relações cibernéticas de consumo, especificamente o astroturfing. A pesquisa parte da observação do surgimento da relação cibernética de consumo, bem como da interseção entre cibernética e astroturfing. Assim, além de constituir propaganda enganosa, percebe-se que esse ato não se coaduna com os princípios democráticos constitucionais para a formação da opinião do consumidor cidadão. Portanto, é imperativa a criação de novos mecanismos de defesa do consumidor, próprios para a relação cibernética de consumo, haja vista que a legislação atual não possui a capacidade plena de defesa da condição do consumidor na sociedade da informação. Propõe-se, ademais, que o Estado e as associações de defesa do consumidor devem promover efetivamente a educação dos consumidores com a finalidade de que sejam conscientizados a respeito da verdadeira dinâmica do consumo na internet.

Referência(s)