Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Políticas para educação infantil e a Agenda E2030 no Brasil

2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 28; Issue: 54 Linguagem: Português

10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p77-96

ISSN

2358-0194

Autores

Jani Alves da Silva Moreira,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

O texto tem como objetivo analisar as atuais políticas preconizadas para aeducação infantil no Brasil, no período 2015 a 2017. Apresenta resultadosda análise de documentos internacionais para o contexto latino-americano,precisamente a partir da Agenda de Desenvolvimento Sustentável Pós-2015.Nesse contexto, os Estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU)se comprometeram a programar e efetivar a Agenda E2030, pautando-se,sobretudo, no ODS4. Trata-se de uma pesquisa exploratória na qual se concluiuma categorização das principais políticas para a educação infantil que foramrecorrentes nos enunciados dos documentos internacionais selecionados,oriundos de acordos internacionais e explicitados na forma de recomendaçõesaos países signatários.

Referência(s)