
MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DA ÁREA DA SAÚDE EM DISCIPLINAS TOTALMENTE A DISTÂNCIA: INFLUÊNCIA SOCIOECONÔMICA
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 24; Linguagem: Português
10.5380/ce.v24i0.60243
ISSN2176-9133
AutoresFernanda Regina Antunes, Francine da Costa Alves, Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Maíra Rosa Apostólico, Ana Cláudia Puggina,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoObjetivo: avaliar se as características socioeconômicas de alunos da saúde interferem na motivação no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.Método: estudo analítico realizado em 2015 com 713 alunos de graduação da área de saúde. Foi aplicada a Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino em uma instituição de Ensino da Região metropolitana de São Paulo.Resultados: houve significância para o fator Desmotivação entre estudantes com companheiro estável. Menor renda familiar interferiu positivamente nos fatores Controle Externo e Controle Interno. Os semestres iniciais dos cursos implicaram em maiores médias no controle externo, controle interno, controle por identificação e na motivação intrínseca.Conclusão: o conhecimento da relação entre as características socioeconômicas e os fatores de motivação de estudantes em disciplinas totalmente a distância contribui para o planejamento de abordagens personalizadas e contextualizadas no ensino superior.
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