Artigo Produção Nacional

Motivações de compra e hábitos de consumo: um estudo com apreciadores de cerveja artesanal

2019; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.6034/rmpe.v13i1.1296

ISSN

1982-2537

Autores

Ana Cristina Ferreira, Michele Morais Oliveira Pereira, Daniel Carvalho de Rezende, Alessandro Santos Vieira,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

Este artigo teve por objetivo verificar as motivacoes para o consumo de cervejas artesanais, bem como os habitos de consumo do produto e a relacao deste consumo com a harmonizacao do produto com alimentos. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e de abordagem qualitativa, em que foram realizadas 29 entrevistas semiestruturadas com apreciadores de cerveja artesanal. Por meio da analise de conteudo, identificou-se os motivos para consumo da cerveja artesanal e os habitos de consumo de cerveja artesanal, subdivido-os em aquisicao do produto, momentos de consumo e harmonizacao gastronomica. Evidenciou-se que se bebe cerveja artesanal com amigos e familiares ou sozinho. O consumo acontece em pequenos grupos de pessoas, geralmente aos finais de semana, em casa, e tambem em pubs e restaurantes. Se bebe em menor quantidade e melhor. Um grupo prioriza a harmonizacao gastronomica da cerveja artesanal, enquanto outros a consomem por si so. O estudo contribui na melhor compreensao do comportamento de apreciadores de cerveja artesanal e por traduzir os desejos e expectativas destes consumidores, bem como os habitos de consumo.

Referência(s)