Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

TURISMO E CONTEÚDO GERADO PELO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA INTERNET POR MEIO DE COMENTÁRIOS DE VIAGENS ONLINE

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17648/sinergia-2236-7608-v23n1-8556

ISSN

2236-7608

Autores

Larissa Mirapalheta Muniz, Carlos Alberto Frantz dos Santos,

Tópico(s)

Diverse Aspects of Tourism Research

Resumo

Através dos Comentários Gerados pelos Usuários (CGU) é possível opinar sobre um produto ou serviço, bem como destinos de viagens, pois são disseminados rapidamente possibilitando aos viajantes o acesso a uma ampla quantidade de informações. O objetivo deste estudo é analisar a influência dos CGU na tomada de decisão do consumidor na escolha de um destino de viagem, como objetivos específicos: descrever o perfil dos respondentes; analisar a forma de utilização do CGU pelos respondentes; e identificar as variáveis que influenciam no processo de tomada dos respondentes a partir do CGU. Para a construção desta pesquisa foram realizados levantamento do estado da arte sobre o CGU e levantamento bibliográfico sobre Tomada de Decisão e TICs. Esta pesquisa é de caráter quantitativo e utilizou o método Survey, sendo aplicados questionários online. Para analisar os dados foi utilizada a técnica de estatística descritiva. Este estudo permitiu observar que os viajantes são mais influenciados que influenciadores e que os respondentes dão ênfase para comentários sobre custo e benefício na tomada de decisão de viagem. Foram sugeridas novas pesquisas voltadas para o turista, com aplicação de novas técnicas para compreender melhor a influência do CGU na tomada de decisão do viajante de um destino.

Referência(s)