
GUANTANAMERA, O FILME: INTERCULTURALIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO DE CULTURAS E LITERATURAS HISPÂNICAS
2019; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35572/rle.v19i1.1312
ISSN2358-5870
Autores Tópico(s)Cuban History and Society
ResumoO presente estudo buscar verificar de que forma a articulação entre as poéticas da oralidade e a arte cinematográfica pode configurar, dentro do contexto da sala de aula, uma ferramenta pedagógica intercultural inclusiva. Apoiados conceitualmente na perspectiva da Interculturalidade apresentada por Catherine Walsh (2005), entre outros autores, tomaremos como ponto de partida o filme cubano Guantanamera, realizado em 1995 pelos cineastas Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío. Destacaremos na análise do seu processo narrativo a utilização da guajira, gênero lírico-musical criollo originário da ilha de Cuba, bem como a inserção do pataki, também referido como itan, relato sagrado da tradição oral afro-cubana, dois elementos fundamentais acionados pelos diretores na diegese da obra em questão e aqui tratados como possível recurso didático auxiliar no desenvolvimento das aulas de culturas e literaturas hispânicas.
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