
Considerações sobre a construção da história escrita, ensinada e divulgada através da matriz disciplinar de Jörn Rüsen
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.4025/dialogos.v22i3.45349
ISSN2177-2940
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoPretende-se discutir a produção da história especializada, da história midiatizada e da história ensinada na interlocução com a matriz disciplinar de Jörn Rüsen. Defende-se que deve haver a fundamentação científica também na construção do conhecimento histórico escolar, para que o senso comum se torne senso crítico. Contrapõe-se aos revisionismos que negam, silenciam, deturpam a história considerada “sobrecarregada” em relação aos indígenas, ao escravismo e à Ditadura Civil-Militar brasileira. Toma como exemplo de história midiática/pública os Guias Politicamente Incorretos, principalmente da História do Brasil, escrito por Leandro Narloch (2011). Conclui que apenas a história construída com base científica pode refletir sobre o presente vivido para interpretar o passado com vistas ao futuro transformado no sentido de afirmar uma sociedade democrática.
Referência(s)