Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A cultura da escola no resgate das raízes quilombolas

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17648/diversitas-journal-v4i2.700

ISSN

2525-5215

Autores

Cristina Simone de Sena Teixeira, Maria do Socorro Silva de Aragão, Sanádia Gama dos Santos,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

O presente artigo objetiva sensibilizar educadores, gestores educacionais, estudantes, familiares e comunidade escolar sobre a importância e a necessidade de promover a igualdade racial, provocando reflexões acerca das questões étnico-raciais, da contribuição cultural africana, do fortalecimento da identidade e da autoestima quilombola nas comunidades remanescentes do município de Traipu- Alagoas, partindo de um olhar especial ao papel da educação no trato desses assuntos, à luz da Lei Federal 11.645, de 10 de março de 2008, que prevê a inclusão obrigatória de conteúdos programáticos sobre História da África e Cultura Afro-brasileira nos currículos escolares, bem como, a adoção de políticas educacionais e estratégias pedagógicas de valorização da diversidade étnico-cultural. Pretende-se, ainda, conduzir para a superação da visão negativa do africano e seus descendentes, construída pelos racistas no Brasil, estimulando, assim, a mudança de mentalidade dos que insistem em desconsiderar que a influência negra enriqueceu a cultura brasileira e deve ser reconhecida.

Referência(s)