
A cultura da escola no resgate das raízes quilombolas
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.17648/diversitas-journal-v4i2.700
ISSN2525-5215
AutoresCristina Simone de Sena Teixeira, Maria do Socorro Silva de Aragão, Sanádia Gama dos Santos,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoO presente artigo objetiva sensibilizar educadores, gestores educacionais, estudantes, familiares e comunidade escolar sobre a importância e a necessidade de promover a igualdade racial, provocando reflexões acerca das questões étnico-raciais, da contribuição cultural africana, do fortalecimento da identidade e da autoestima quilombola nas comunidades remanescentes do município de Traipu- Alagoas, partindo de um olhar especial ao papel da educação no trato desses assuntos, à luz da Lei Federal 11.645, de 10 de março de 2008, que prevê a inclusão obrigatória de conteúdos programáticos sobre História da África e Cultura Afro-brasileira nos currículos escolares, bem como, a adoção de políticas educacionais e estratégias pedagógicas de valorização da diversidade étnico-cultural. Pretende-se, ainda, conduzir para a superação da visão negativa do africano e seus descendentes, construída pelos racistas no Brasil, estimulando, assim, a mudança de mentalidade dos que insistem em desconsiderar que a influência negra enriqueceu a cultura brasileira e deve ser reconhecida.
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