Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A abstração da caligrafia árabe na fabricação da arte moderna sudanesa

2019; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 11; Issue: 24 Linguagem: Português

10.5965/2175234611242019059

ISSN

2175-2346

Autores

Sandra Mara Salles,

Tópico(s)

African history and culture studies

Resumo

A proposta deste artigo é analisar o uso da caligrafia árabe por artistas pioneiros da pintura moderna no Sudão nas décadas de 1950 e 1960 e sua relação com o processo de modernização do país. Será problematizado o papel central atribuído à caligrafia no currículo da Escola de Cartum, um dos principais movimentos artísticos no continente africano no período pós-colonial. O debate crítico encabeçado pelos artistas sudaneses Hassan Musa e Abdallah Bashir (Bola), no início dos anos 1970, que viam a abstração da caligrafia árabe como um dos mecanismos de essencialização da arte e da cultura sudanesa também será examinado.

Referência(s)