
Síntese de um Estudo sobre Interpretações das Diretrizes Curriculares para o Curso de Licenciatura em Matemática
2016; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2176-5634
AutoresMarcelo Dias Pereira, Ruy César Pietropaolo,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEsse artigo apresenta informacoes e analises decorrentes de pesquisa que estudou interpretacoes assumidas pela Universidade Federal do ABC das atuais Diretrizes Curriculares para a formacao de professores de Matematica. O objetivo da pesquisa foi identificar pressupostos de formacao do Curso de Licenciatura em Matematica daquela instituicao, sobretudo no que se refere a dimensao pratica. A investigacao foi de cunho qualitativo, utilizando analises bibliografica, documental e das entrevistas com coordenador e docentes do curso. Para a analise, no tocante aos conhecimentos que devem ser de dominio do professor, foram consideradas as categorias estabelecidas por Ball, Thames e Phelps a respeito dos conhecimentos necessarios ao professor para o ensino de Matematica. Identificou-se que o plano pedagogico do Curso nao atende a pressupostos da formacao docente, como a adocao da unidade na relacao entre a teoria e a pratica, e nao cumpre integralmente as Diretrizes Curriculares Nacionais para as licenciaturas em Matematica. Palavras-chave : Formacao de professores. Teoria e pratica. Licenciaturaem Matematica. Diretrizes Curriculares. Universidade Federal do ABC.
Referência(s)