A PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE TERROR COMO AUXILIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
2019; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2178-5961
AutoresTina Gabriele Enzweiler Correio, Walter Rubén Iriondo Otero,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo apresenta resultados de uma investigacao que identificou vantagens e desafios da producao de videos de terror como auxilio no processo de ensino e aprendizagem de Lingua Portuguesa com alunos do 9o ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, de natureza aplicada, caracterizada como uma pesquisa acao, na qual os pesquisadores e os estudantes estiveram envolvidos de modo cooperativo e participativo. Dentre os resultados da investigacao cabe destacar que as principais vantagens de se utilizar a producao de videos de terror no auxilio do processo de ensino aprendizagem nas aulas de Lingua Portuguesa e a forma diferenciada da pratica pedagogica dos conteudos tradicionais da disciplina, onde o estudo de textos e a oralidade foram realizadas com uma dinâmica que garantiu o envolvimento de todos os alunos. Ademais, a producao de videos nas aulas dessa disciplina conseguiu contemplar varias das questoes do conteudo programatico estabelecido no Plano Politico Pedagogico da escola, que representa a intencionalidade educativa. O projeto contribuiu notadamente para o uso das midias digitais no ambiente educacional assim como para fomentar o trabalho em grupo e a socializacao da turma. Dentre os desafios cabe destacar que os alunos demonstraram certa inseguranca no uso de ferramentas informaticas. Aparentemente as midias utilizadas de forma cotidiana pelos alunos nao sao percebidas por eles como possiveis espacos de aprendizagem. Pode-se inferir, portanto, que o fato do aluno ser nativo digital nao e sinonimo de que ele saiba obter proveito das tecnologias digitais em pro da sua educacao formal. Constatou-se, tambem, que o uso de recursos digitais ainda nao esta presente, de forma especifica, no curriculo, e que o laboratorio de informatica da escola onde foi realizada a investigacao carece de infraestrutura basica, prejudicando a execucao de projetos que exigem o uso intensivo de ferramentas computacionais.
Referência(s)