A Prática Educativa de um Professor de Música: Um Estudo de Caso / The Educational Practice of a Music Professor: A Case Study
2019; Persona Institute of Higher Education; Volume: 13; Issue: 45 Linguagem: Português
10.14295/idonline.v13i45.1847
ISSN1981-1179
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoA presente pesquisa é um estudo de caso visando proporcionar uma reflexão da importância da música como instrumento de democratização e suporte no processo interdisciplinar. O objetivo principal foi compreender e identificar os processos de ensino-aprendizagens musicais do professor de instrumento na prática educativa atuante na Escola Sanfônica de Campina Grande, Paraíba, Brasil, bem como a lógica que guia as suas ações pedagógicas. Os resultados levaram a uma maior reflexão sobre algumas contribuições do registro pedagógico para a educação musical, bem como, a importância para a historiografia, musicologia das tradições populares do sanfoneiro do nordeste. Foram ainda consideradas algumas implicações desse estudo para as discussões sobre a formação dos professores de música e suas competências e habilidades, de forma que possam contribuir para futuras políticas públicas que contemplem a música no ambiente educacional. Palavras-chave: Registro musical, Ensino do intrumento, Práticas pedagógicas.
Referência(s)