Artigo Revisado por pares

A CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL SONGS AS A GENRE CONSTELLATION IN THE PORTUGUESE AS AN ADDITIONAL LANGUAGE CLASSROOM

2018; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 8; Issue: 16 Linguagem: Inglês

ISSN

2236-7403

Autores

José Peixoto Coelho de Souza,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

RESUMO : Neste artigo, revisitamos a nocao de cancao como constelacao de generos (COELHODESOUZA, 2010) a fim de apresentar uma analise mais aprofundada da musica como linguagem a partir de um vies discursivo bem com refletir sobre a centralidade do genero musical para a organizacao da constelacao. Com base na compreensao de musica como discurso (SWANWICK,1994, 2003; NECKEL, 2005; SCHROEDER, 2009; SCHROEDER; SCHROEDER, 2011), discutimoso fenomeno dos generos musicais a partir de uma aproximacao com o conceito de generos discursivos (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]) e sua importância para a construcao de sentidos de umacancao. Entendemos que, alem de ser o aspecto mais saliente na identificacao de uma cancao, o genero musical e um fator determinante no que se refere tanto aos elementos constitutivos da musica e da letra como as funcoes e praticas sociais a ele associadas e a rede de interlocucoes por ele projetada. No final, sugerimos algumas possiveis implicacoes da compreensao da cancao como uma constelacao de generos para o ensino linguas, mais especificamente para o de portugues como lingua adicional, especialmente no que diz respeito a articulacao entre letra e genero musical paraa atribuicaode sentidos a cancao em estudo. PALAVRAS-CHAVE : Cancao como genero discursivo. Cancao como constelacao de generos. Musica como discurso. Ensino de linguas. Portugues como lingua adicional. ABSTRACT : In this paper we revisit the concept of songs as a genre constellation (COELHO DESOUZA, 2010) in order to present a more thorough analysis of music as a language as well as to reflect upon the centrality of music genres to the organization of this constellation. Grounded ontheunderstanding of music as discourse (SWANWICK, 1994, 2003; NECKEL, 2005; SCHROEDER,2009; SCHROEDER; SCHROEDER, 2011), we discuss both how music genres can be seen as a particular type of speech genres (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]) and their importance for meaning making in songs. Apart from being the most salient aspect when it comes to identifying a song, we consider that the genre of a song is a determining factor in regards to both the elements of music and lyrics, the social practices and functions associated to it as well as to its target interlocutors. Finally, we reflect upon some possible implications of the understanding of songs as a genre constellation to the language classroom, more particularly to the teaching of Portuguese as an Additional Language, especially in regards to the connection between the genre of a song and the contents of its lyrics for meaning making. KEYWORDS : Songs as a speech genre. Songs as a genre constellation. Music as discourse. Language teaching. Portuguese as an Additional Language.

Referência(s)