
USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INDICADORES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
2021; Volume: 16; Linguagem: Português
10.7867/1809-0354202116e8434
ISSN1809-0354
AutoresAdemir Aparecido Pinhelli Mendes, Jonas Rafael Nikolay,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoApresenta pesquisa de mestrado acerca do uso de tecnologias educacionais e da formação de professores. Seu objetivo foi identificar indicadores para formação continuada de professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com um grupo de 49 professores de uma rede privada de ensino. Os dados empíricos foram obtidos por meio de um questionário on-line, da coleta de relatos de experiências de professores sobre o uso da tecnologia educacional e de entrevistas semiestruturadas com professores. Os dados foram organizados em quatro categorias: tecnologia educacional; inovação metodológica; necessidades estruturais; e formação continuada. Como resultado da pesquisa, foram propostos indicadores para a formação continuada de professores para a utilização de tecnologia educacional nos anos finais do ensino fundamental.
Referência(s)