Artigo Acesso aberto Produção Nacional

USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INDICADORES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

2021; Volume: 16; Linguagem: Português

10.7867/1809-0354202116e8434

ISSN

1809-0354

Autores

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Jonas Rafael Nikolay,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Apresenta pesquisa de mestrado acerca do uso de tecnologias educacionais e da formação de professores. Seu objetivo foi identificar indicadores para formação continuada de professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com um grupo de 49 professores de uma rede privada de ensino. Os dados empíricos foram obtidos por meio de um questionário on-line, da coleta de relatos de experiências de professores sobre o uso da tecnologia educacional e de entrevistas semiestruturadas com professores. Os dados foram organizados em quatro categorias: tecnologia educacional; inovação metodológica; necessidades estruturais; e formação continuada. Como resultado da pesquisa, foram propostos indicadores para a formação continuada de professores para a utilização de tecnologia educacional nos anos finais do ensino fundamental.

Referência(s)