Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneo Ontological and methodological issues for critical environmental education in contemporary capitalism Cuestiones ontológicas y metodológicas de la educación ambiental crítica en el capitalismo contemporáneo
2019; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Espanhol
10.14295/remea.v36i1.8954
ISSN2318-4884
AutoresCarlos Frederico Bernardo Loureiro,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoNo presente artigo, sintetizo alguns aspectos da palestra de encerramento proferida durante o X Encontros e Dialogos com a Educacao Ambiental (Edea), realizado nas dependencias da Universidade Federal de Rio Grande (Furg) em novembro de 2018. O tema abordado foi a educacao ambiental em um contexto de retrocessos no campo dos direitos, dos reconhecimentos e das lutas populares. Para tanto, inicio com uma breve caracterizacao do capitalismo contemporâneo no Brasil. Trato em seguida da especificidade ontologica e metodologica da educacao ambiental critica. Por fim, me posiciono, reafirmando sua importância estrategica e sua atualidade no enfrentamento das multiplas formas de destruicao da vida que se intensificam com a crise politica e economica vigente. The articles synthetizes some aspects approached by my closing speech for the 10th Meetings and Dialogues with Environmental Education (X Encontros e Dialogos com a Educacao Ambiental – EDEA), at the Federal University of Rio Grande (Universidade Federal do Rio Grande – FURG) in November 2018. It approaches the theme of environmental education in a context of retrogression for the fields of rights, recognition and popular struggle. The first part briefly characterizes contemporary Brazilian capitalism. The following section deals with ontological and methodological specificities of critical environmental education. Finally, I take a stand by reaffirming the timely and strategic importance of critical environmental education in facing the current political and economic crisis and the several resulting forms of life destruction. El articulo es sintesis de aspectos que trate en la charla de cierre del 10o Encuentros y Dialogos con la Educacion Ambiental (X Encontros e Dialogos com a Educacao Ambiental – Edea), que tuvo lugar en la Universidad Federal de Rio Grande (Universidade Federal do Rio Grande – Furg) en noviembre 2018. El tema central es la educacion ambiental en un contexto de retrocesos en el campo de los derechos, del reconocimiento y de las luchas populares. La primera parte trata de caracterizar el capitalismo brasileno contemporaneo. La segunda se acerca de las especificidades ontologicas y metodologicas de la educacion ambiental critica. Por fin, tomo posicion por la actualidad e importancia estrategica de la educacion ambiental para afrontar las multiples formas de destruccion de la vida intensificadas por la presente crisis politica y economica.
Referência(s)