Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sentido do ensino médio para estudantes de escolas públicas estaduais

2019; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 23; Linguagem: Português

10.1590/2175-35392019017542

ISSN

2175-3539

Autores

Letícia Cavalieri Beiser de Melo, Nilza Sanches Tessaro Leonardo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo Neste estudo objetivamos suscitar a discussão acerca do sentido do ensino médio para os estudantes da rede estadual de ensino, tendo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevistas individuais, realizadas com oito estudantes do ensino médio, pertencentes a dois colégios estaduais. As análises pautaram-se em teorizações de autores que tratam da temática em questão, em especial nos estudos de Lev Semenovich Vigotski e Alexei Nikolaievich Leontiev. Os resultados apontam para a ausência de sentidos vinculados à atividade de estudo, pois os estudantes não atribuem valor à aprendizagem em si. Eles apontam as relações pessoais (amizades) e as expectativas de alcançarem sucesso profissional no futuro, como fatores motivacionais para frequentarem o ensino médio. Embora os participantes afirmem que cursar o ensino médio é relevante para suas vidas, eles não têm clareza acerca da importância do que aprendem nele para o seu desenvolvimento, o que resulta no não estabelecimento da atividade de estudo, no sentido defendido por Leontiev.

Referência(s)