Artigo Revisado por pares

O JOGO DA MEMÓRIA FORMADO POR REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DAS FRAÇÕES DECIMAIS

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; Volume: 5; Issue: 5 Linguagem: Português

ISSN

2358-8411

Autores

Silvana Cocco Dalvi, Andressa Côco Lozorio,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

As transformacoes ocorridas ao longo do tempo influenciaram as estrategias usadas pelo professor no processo ensino e aprendizagem de matematica. No que tange a apropriacao dos conhecimentos matematicos pelos estudantes deve-se levar em consideracao as representacoes semioticas do objeto matematico. O presente trabalho tem por objetivo discutir o jogo da memoria formado por representacoes semioticas como estrategia para a aprendizagem das fracoes decimais. O jogo foi aplicado numa escola localizada em Castelo, com alunos do 6o ano do Ensino Fundamental, em 2018. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo instrumentos usados para a producao de dados foram o diario de bordo do pesquisador e producoes textuais dos alunos. Os resultados apontam que o jogo requer planejamento. Ele oportunizou os alunos a realizarem atividades cognitivas de conversao. O jogo tornou a aula dinâmica considerando a variedade de representacoes semioticas usadas em matematica favorecendo a aprendizagem das fracoes decimais.

Referência(s)