Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Análise dos fatores que interferem na aprendizagem de alunos do 1º ao 3º do Ensino Fundamental no município de Ocara / Analysis of the factors that interfere in the learning of students from 1st to 3rd grade in the municipality of Ocara

2019; Persona Institute of Higher Education; Volume: 13; Issue: 45 Linguagem: Português

10.14295/idonline.v13i45.1861

ISSN

1981-1179

Autores

Verônica Holanda da Silva, Adelar Hengemühle,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Existem muitas discussões sobre as mudanças que o sistema educacional brasileiro tem sofrido nas últimas décadas, para atender às novas demandas provenientes do processo de universalização da educação. Porém, com base nessas mudanças é que se faz surgir o desafio de proporcionar educação de qualidade para todos. Desafios esses, que não são poucos nem tão pouco fáceis de enfrentar. No entanto, é preciso reconhecer que a educação já alcançou varias conquistas, pelo qual tem feito com que a esperança se renasça a cada novo dia. O presente trabalho parte do pressuposto que é preciso investigar, observar e analisar nossas escolas para conseguirmos obter resultados mais reais e significativos. Portanto, terá como objetivo analisar os aspectos que dificultam a aprendizagem de alunos do 1º ao 3º ano de uma escola pública de Ocara, tentando compreender até que ponto professores e escola podem contribuir para efetivar uma educação de qualidade. A população investigada foi de 40 sujeitos, entre professores, pais e alunos do 1º ao 3º ano, de escolas públicas de Ocara. Todos os sujeitos responderam a questionários que nos deram informações reais sobre o dia a dia de sala de aula e familiar, enfocando aos momentos de aprendizagem. Na verdade, teve um cunho investigativo como a finalidade de discutir, após os resultados na possível elaboração de estratégias que possa contribuir com a escola e secretaria de educação na efetivação de uma aprendizagem significativa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX