
Invisibilidade social e leitura literária de crianças – um estudo sobre “Os Invisíveis”, de Freitas e Moriconi
2019; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4013/edu.2019.232.16607
ISSN2177-6210
AutoresRosa Maria Hessel Silveira, Darlize Teixeira de Mello, Liége Freitas Barbosa,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo objetiva analisar gestos de compreensao leitora de alunos dos anos iniciais de escola publica frente a obra “Os Invisiveis”, de Tino Freitas e Renato Moriconi, do acervo PNBE Anos Iniciais – 2014, a qual tematiza, com qualidade estetica, a invisibilidade de atores sociais no mundo contemporâneo. O trabalho resulta do projeto de pesquisa XXXXX (apoio CNPq). A analise das falas dos alunos, na conversa mediada, assim como de seus desenhos e textos mostrou sentidos negociados na sessao de leitura e aponta para articulacoes entre o tema da invisibilidade social e as vivencias proprias, assim como para a relevância de narrativas desafiadoras em turmas de anos iniciais. O estudo buscou inspiracao tanto em discussoes sobre a presenca de temas dificeis na literatura infantil (Colomer, Evans), como sobre a relevância do partilhamento da leitura literaria (Chambers, Roche e outros).
Referência(s)