
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AVALIAÇÃO EXTERNA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS IMPACTOS DO PRÊMIO ESCOLA NOTA 10
2018; Volume: 14; Issue: 33 Linguagem: Português
10.48075/rt.v14i33.19392
ISSN1981-4674
AutoresLarissa Cavalcanti de Albuquerque, Nathália Fernandes Egito Rocha,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO estudo trata da temática de avaliação externa municipal, tendo como lócus da pesquisa uma escola que integra o polo três do município de João Pessoa - PB. Como questão norteadora, elencamos: “Quais os efeitos do prêmio Escola Nota 10 que podem contribuir para o adoecimento e desprofissionalização do trabalho docente?”. Delimitou-se, como problema de pesquisa, a relação entre a avaliação e o direito à educação pública e de qualidade, tendo como foco os educadores. O objetivo geral do artigo é analisar a influência da prova no cotidiano docente e os rebatimentos para o processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes. O percurso teórico-metodológico alicerça-se na abordagem qualitativa com base no ciclo de políticas de Sthepen Ball (1992). Para o momento de coleta de dados, fizemos uso da observação sistemática, da entrevista semiestruturada e da análise documental. Os achados da pesquisa apontam para o que Ball (2001) chama de perfomatividade, ou seja, busca excessiva e pressão pelos resultados.REFERÊNCIASBALL, Stephen. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, p. 99-116, jul./dez./2001. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org 99. Acesso em: jul./2016. ISSN 1645-1384BALL, Stephen. La micropolítica de laescuela: hacia umateoria de laorganización escolar. S.A.Barcelona: Centro de Publicacionesdel M.E.C. y Ediciones Paidós Ibérica, 1987.BALL, Stephen. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional:rumo a uma sociedade performativa. Educação e realidade. 35 (2), p. 37-55, maio/ago. 2010.BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming education changing schools: case studies in policysociology. London: Routledge, 1992.BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996.BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas. Disponível: http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0398.pdf Acesso em: 20 de mar. de 2018.CARLOTTO, M. S. A síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em estudo, Maringá, v. 7, n. 1, p. 21-29, jan./jun. 2002DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar. Curitiba, n.24, p.213-225, 2004. Editora UFPR.DOURADO, Luís Fernando. Mundialização, políticas e gestão da educação superior no Brasil: múltiplas regulações e controle. I Congresso Ibero-Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2010.FARBER, B. A. inconsequentiality - the key to understanding teacher burnout. In: VANDERBERGUE, R.; HUBERMAN, M. A. (Eds.). Understanding and preventing teacher burnout: a source book of international practice and research. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. p. 159-165. GENTILI, P. A. A. (1994). O discurso da "qualidade" como nova retórica conservadora no campo educacional. Em: Gentili, P.A.A. Silva, T.T. (orgs.) Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação - Visões Críticas. Petrópolis, RJ: Vozes: p. 111-178. HYPOLITO, Álvaro. Políticas, Estado e Regulação. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1337-1354, out.-dez. 2010 1337 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/15.pdf.KUENZER, Acacia Zeneida. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justificada a inclusão excedente. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1153-1178, out. 2007.LÜDKE, Menga ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.OLIVEIRA, Dalila. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade. Campinas, Volume nº 25, 89, p;1127-1144, set/dez. 2004.______. As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização? Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 51-74, maio/ago. 2013.YIN, Roberto K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 3.ed. Tradução Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2015.YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.Recebido em 05-05-2018 e aceito em 06-08-2018.
Referência(s)