Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Letra e música: a trilha sonora na literatura contemporânea

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português

10.35520/flbc.2017.v9n17a17325

ISSN

1984-7556

Autores

Antonio Eduardo Soares Laranjeira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Pretende-se, conforme os trabalhos de Claus Clüver e Irina Rajewski, refletir sobre a intermidialidade na ficção contemporânea. De acordo com Evelina Hoisel e Décio Cruz, o discurso literário pop se define principalmente pela convergência entre a literatura e outras linguagens. Isso permite que narrativas como Álbum duplo: um rock romance, de Paulo Henrique Ferreira, e Go, de Nick Farewell, sejam inscritas nesse contexto. Ambas são perpassadas por alusões e citações de canções pop, denominadas pelos escritores como “trilha sonora” do romance. Assim, faz-se necessária uma abordagem transdisciplinar dos estudos literários, com vistas a compreender de que modo as “trilhas sonoras” se relacionam com o enredo e a construção das personagens.

Referência(s)