
Simulações Interativas no Ensino de Ciências: inferência de conceitos científicos
2019; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.36397/emteia.v10i1.240047
ISSN2177-9309
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo decorre de um percurso investigativo sobre o uso didático de objetos educacionais e discorre sobre o potencial para inferência de conceitos científicos de Ciências, a partir do uso de interfaces interativas de simulação veiculadas pela Internet. Foi selecionada a interface do projeto PhET (Physical Education Tecnology) da Universidade do Colorado Boulder (EUA). Analisou-se a aplicação dos objetos educacionais a licenciandos do curso de Pedagogia em quatro semestres consecutivos, tendo as simulações se mostrado intuitivas e eficazes para o propósito. O trabalho teve como balizas teóricas, entre outros, Anastasiou (1998), Costa (2004), Festinger (1975), Smetana; Bell (2012).
Referência(s)