
Espiritualidade e religiosidade: saberes de estudantes de medicina
2019; Conselho Federal de Medicina; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1983-80422019272319
ISSN1983-8042
AutoresMilena Silva Costa, Raphael Tavares Dantas, Cecília Gomes dos Santos Alves, Eugênia Rodrigues Ferreira, Arthur Fernandes da Silva,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoResumo Este estudo objetivou investigar saberes de alunos de medicina sobre espiritualidade e religiosidade no cuidado ao paciente. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva, quantitativa, pautada no Spirituality and Brazilian Medical Education, desenvolvida em duas escolas médicas do Ceará, Brasil. Os 437 participantes preencheram questionário posteriormente processado por análise descritiva. Os resultados apontaram que esses estudantes conhecem os significados e a relevância de espiritualidade e religiosidade na assistência ao paciente, mas ainda não se sentem preparados para a abordagem completa, em virtude das limitações de aprendizagem na formação acadêmica. Conclui-se que precisam aprender mais sobre a temática para efetiva abordagem do assunto com o paciente. Para tanto, é importante que as escolas médicas acrescentem o tema à matriz curricular.
Referência(s)