
Cinema ibero-americano: memória e ditadura nas imagens do espaço doméstico
2018; Universidad de Los Hemisferios; Volume: 22; Issue: 103 Linguagem: Português
ISSN
1605-4806
Autores Tópico(s)Photographic and Visual Arts
ResumoO artigo, parte integrante de um projeto de pesquisa sobre Cinema Ibero-Americano, trata de La Cienaga (Lucrecia Martel; Argentina, 2001) e de Cria Cuervos (Carlos Saura; Espanha, 1975), filmes provenientes de paises que durante o seculo passado vivenciaram custosas ditaduras. Analisando determinadas imagens dessas e de outras obras do cinema argentino e do espanhol, percebemos que nos enquadramentos da familia evidenciam-se a clausura e a imobilidade tipicas dos quadriculamentos disciplinares, inscrevendo no ambiente domestico a memoria de governos autoritarios e perfazendo uma especie de autobiografia coletiva. A topologia da casa familiar nos permite, em ambos os filmes, pensar nas casas de Martel e de Saura como negacao da casa-concha e afirmacao da casa-carcere.
Referência(s)