Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Capacitação multiprofissional sobre drogas no contexto escolar: formação, saúde e educação

2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30681/252610103362

ISSN

2526-1010

Autores

Pâmela Migliorini Claudino da Silva, Tanyse Galon, Adaene Alves Machado de Moura, Rosa Jacinto Volpato, Sônia Regina Zerbetto, Angélica Martins de Souza Gonçalves,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Objetivo: elaborar uma capacitação sobre uso de substâncias psicoativas destinada a professores de ensino médio e fundamental e submetê-lo à avaliação por especialistas. Método: foi realizado um estudo metodológico e qualitativo. A trajetória metodológica seguiu as etapas: desenvolvimento de aulas da capacitação, envio do material para análise das especialistas e avaliação das questões. Resultados: foram avaliados 11 itens do questionário avaliativo de conformidade, e apenas dois deles não apresentaram concordância. Na análise qualitativa, foram produzidas quatro categorias temáticas: construir estratégias em parceria, contextualizar o tema, quebrar paradigmas e produzir reflexão, e promover conhecimentos específicos. O modelo proposto foi capaz de instrumentalizar os professores na identificação dos padrões do uso de drogas.Considerações finais: avaliação de especialistas na área da saúde, se constitui como uma etapa fundamental na busca por maior sucesso na oferta de capacitações desta natureza. Materiais destinados à capacitação de professores, além do aspecto técnico, devem prezar pela diversidade contextual de atuação docente.

Referência(s)